{FILME}

 Tudo bem no natal que vem!


No clima do natal, venho trazer hoje uma produção brasileira lançada essa semana na netflix, o filme estrelado pelo Leandro Hassum está no top 1 Netflix Brasil, ontem após um dia bastante agitado cheio de passeios e diversão, minha mãe, minha irmã mais nova e eu assistimos a esse filme.
Devo confessar que eu não estava colocando muita fé, achei que não ia gostar muito, eu tenho um pouco de preconceito com nossa produção cinematográfica, algo que estou buscando superar, e esse filme foi uma surpresa maravilhosa.
Tem uma pegada humorística claro, acredito que todos os filmes do Hassum tem esse lado, mas vai muito além, é emocionante, é profundo e trata de uma maneira um tanto cruel a vida.
O filme conta a história de Jorge, um homem que nasceu no dia de Natal, isso fez com que ele odiasse a data, logo quando ele está adulto em uma festa do dia 24 de dezembro, a véspera de natal, quando por insistência de sua esposa ele sobe na casa da família vestido de Papai Noel para fazer a alegria da criançada, ele caí de lá, o acidente acaba afetando sua memória e ele começa a ter uma crise do natal, no dia 24 de dezembro todo o ano é apagado de sua mente e ele só se lembra o que aconteceu no natal anterior.
Todo o filme se passa nos dias de véspera de natal que são os dias que o Jorge "real" está presente, passam anos ele vivendo uma vida dupla, o Jorge do Natal e o Jorge do resto do ano, assim a vida vai passando e ele preso nesse ciclo doloroso, muitas coisas mudam em um ano, imagina em muitos, e ele não sabe como impedir que esse problema continue acontecendo.

Como eu disse é um filme emocionante, pois aborda essa passagem do tempo, não precisamos ter uma "amnésia causada" por um acidente para compreender os efeitos que causam essa corrida do tempo, essa nossa falta de memória do que se passa em nossa vida, principalmente nesses últimos anos, com as tecnologias e o excesso de informação, mal conseguimos processar o que está acontecendo no aqui e no agora, quanto mais valorizar os momentos de uma forma permanente.
O que diz respeito também ao verdadeiro sentido do Natal, o amor, a esperança, a paz e harmonia em nossos lares e famílias, o nascimento de Jesus vem nos apontar a esse novo momento, de perdoar o que passou, reavaliar o significado de quem somos e nos preparar para aquilo que vem, de forma que possamos nos tornar pessoas melhores, seres humanos melhores, filhos, pais, estudantes, professores, profissionais, melhores em todos os sentidos.
Se uma coisa esse filme deixa bem claro para a gente, é que diferente dele não podemos voltar e recomeçar de onde erramos para concertar o que passou, apenas podemos nos esforçar para aprender com os erros e evoluir de modo a criar novas possibilidades para nossa existência.
       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

{RESENHA}

{CRÔNICA}

{POESIA}