{RESENHA}

As aventuras de Alice no país das maravilhas

Lewis Carrol

A idílica história criada em 1862 por Carrol para entreter as filhas de seu amigo, se tornou um clássico no mundo inteiro, inspirando filmes, desenhos e toda uma cultura ligada a estrambólicas roupas e personalidades, como uma amante de clássicos e de contos, não podia deixar passar a oportunidade que caiu em minhas mãos de comprar esse linda coleção.
Alice foi um desenho que me acompanhou na infância e um filme que me encantou já no fim da adolescência, mas o livro, esse eu ainda não havia lido, as adaptações criaram uma certa imagem magnânima em minha cabeça, todos os efeitos fotográficos e a elaborada produção da disney não era para menos.
Mas Alice não é nada como o que foi reproduzido, a pequena garota de apenas 7 anos, é encantadoramente infantil, seu jeito de questionar tudo ao seu redor, sua vibrante imaginação e sua indignação diante de injustiças e coisas bizarras é formidável.
Sua aventura no país das maravilhas começa em um dia ameno, sentada em um banco sobre a colina de com sua irmã a ler um livro, ela está entediada, então vê um coelho de paleto e o segue até a sua toca, onde ela cai de cabeça em um mundo admirável.
Alice cresce e diminui, diminui e cresce, conhece um rato que fala, um gato que sorri amplamente e desaparece e aparece no ar, uma lagarta que fuma narguilé e a questiona de forma profunda sobre coisas que a garota não compreende... Ainda... 


Ela toma chá com a lebre de março e o chapeleiro maluco que estão em um eterno chá da tarde, joga croquet com a Rainha de copas e salva a cabeça da Condessa e então retorna para casa, como o despertar de um sonho.

Em Alice através do espelho, a continuação da aventura de Alice, Corroll cria um jogo de xadrez onde cada jogada é uma nova descoberta para a pequena garotinha, novos amigos surgem pelo caminho, novos desafios a serem enfrentados e como na vida, onde as crianças crescem e esquecem as brincadeiras e histórias da infância, simples assim, com um poema se encerra.
É uma narrativa fluida e leve, como um conto ele encanta, explica coisas da vida, mas para entende-las você tem que ter um olhar inocente como o de uma criança, deixar os conceitos pré-estabelecidos e se entregar a aventura, foi criado para uma criança, então tem uma linguagem infantil e doce.
Essa versão que comprei é cheia de ilustrações incríveis que nos ajuda a envolver mais profundamente nas aventuras de Alice.
     
                                       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

{RESENHA}

{CRÔNICA}

{POESIA}