{MINHA ESTANTE}

Série Literária

Obs.: Contém spoilers. 

A Mediadora

Meg Cabot

Bem, hoje vou falar sobre uma série literária pela qual sou completamente apaixonada.
Para quem vive em um mundo paralelo e ainda não conhece Meg Cabot (Meg Patricia Cabot), ela é uma escritora estadunidense, ela escreveu a série O Diário da Princesa, o livro foi adaptado para o cinema, onde a protagonista foi a Anne Wathaway, o filme é bem legal, ainda não li os livros.
Ela escreveu também o livro Sorte ou Azar?, A Série Desaparecidos, Garota Americana, e mais um monte de livros, que são bem famosos.
Eu já li vários livros dela, mas eu tenho um profundo sentimento por essa série em especial.
A série tem seis livros oficiais, lançados até hoje e um spin-off. 
E está previsto para 2015 o lançamento do sétimo livro, uma continuação, com a protagonista adulta... Ai meu coração...

Então vamos começar...

O primeiro livro é:

A Terra das Sombras.

Suzannah Simon (Suze), é uma garota aparentemente normal de dezesseis anos, que mora no Brooklyn, com sua mãe, e tem uma melhor amiga chamada Gina.
Ela vê sua vida virar de ponta cabeça quando é obrigada a mudar de seu apartamento na cinzenta Nova York para a ensolarada Califórnia. E ainda tendo que dividir sua mãe com seu novo marido Andy (um carpinteiro famoso da cidade litorânea de Carmel), e seus três filhos: Jack, Brad e David ou como a Suze prefere os chamar Soneca, Dunga e Mestre.
O pai de Suze morreu há dez anos, sua mãe está finalmente feliz e completamente apaixonada por outro homem, então ela não está tão chateada por tudo que ela abriu mão para ir para a Califórnia.
Mas quando ela chega na casa super atinga, onde será a nova residência dos Ackerman/Simon, ela percebe que não será tão fácil continuar escondendo seu segredo mais sombrio.
Acontece que Suzannah é uma mediadora, ela vê, fala e pode até tocar os corpos espectrais das pessoas que morreram mas por algum motivo ainda estão vagando por aqui, e os ajuda a ir para onde eles devem ir depois, por bem ou por mal.
Ela possuí esse dom desde os três anos, mas só começa a entende-lo quando seu pai aparece depois de morrer e explica para ela. E ele continua a aparecer de vez em quando para conversar com a filha.
Seu novo quarto de menininha, está assombrado com o fantasma mais gato que ela já viu, Jesse, um fazendeiro de uns 20 anos que foi morto há mais de 150 anos.
As surpresas não param na nova vida de Suzannah...
Ela conhece o Padre Dominic, o diretor do colégio onde estuda, que é um mediador como ela. 
E acaba se metendo em muita confusão durante as tentativas de salvar a vida de Bryce, o cara mais bonito do colégio, que esta sendo perseguido pelo fantasma da ex-namorada suicida Heather.
Com um humor negro e muito alto astral a Meg nos introduz no mundo de Suze, e é impossível não se envolver completamente na leitura.

"Jesse ficou muito sem graça. Bastava olhar para ele para entender que não estava nada satisfeito com o que acabara de fazer. Não sei o que foi que causou sua morte na vida anterior, mas com certeza não foi por ele ser um sujeito cruel ou gostar de machucar as pessoas. Ele era um bom sujeito. Ou pelo menos estava tentando ser." pag. 132



Arcano Nove:

Depois de muita confusão e derrubar uma parte do colégio (todos acreditam que foi um terremoto) no primeiro livro da série, Suze volta com tudo.
Em uma festa ela conhece Ted, um garoto muito gato com quem ela dança, Bryce  seu antigo paquera mudou de colégio, e a outra opção de garoto em sua vida, bem não está exatamente na dela e mais uma coisinha... Está morto. 
Então Ted se torna uma boa opção de paquera, afinal ela é uma adolescente, com os hormônios a flor da pele.
Uma noite o fantasma de uma mulher a acorda aos berros e pede para ela mandar uma mensagem muito enigmática para um tal de Red.
Durante uma conversa com seus novos amigos da Califórnia, Cee Cee e Adam, ela descobre que a mulher do seu quarto pode estar falando do pai do Ted, o empresário Tadeus Beaumont, conhecido pelo apelido "Red".
Entre suas tentativas de dar a mensagem da fantasma e tentar não espantar o objeto de seu interesse romântico, Ted filho, ela acaba entrando em uma trama maior e mais sinistra do que ela poderia imaginar.
E contra todas as possibilidades deve tentar não ser morta também.
Nesse segundo livro Suzannah entra em uma enorme confusão, entre um homem doente que acha que é um vampiro e outro que é um ambicioso assassino a sangue frio, quem pode ser mais perigoso? 
Mas Suze tem uma ajuda de seu companheiro de quarto, Jesse. 
As coisa estão ficando cada vez mais complicadas para Suze, o que nos deixa cada vez  mais vidrados para saber como ela vai sair de suas confusões.
Cee-Cee e Adam são personagens secundários muito divertidos e especiais, ela é uma nerd, redatora chefe do jornal escolar, e ele é um garoto brincalhão e mulherengo, que adora mexer com as garotas, mas ele tem um bom coração. 


" Estávamos tão furiosos um com o outro e tínhamos ficado ali gritando tanto que nossos rostos terminaram separados por centímetros. Por uma fração de segundo eu olhei para Jesse, e mesmo estando totalmente furiosa com ele, não estava pensando em como ele é um babaca metido a certinho.
Em vez disso estava pensando em um filme que vi uma vez, em que o herói pegava a heroína beijando outro homem, por isso agarrou-a, olhou-a de modo passional e disse: " Se eram beijos que você estava querendo, sua tolinha, por que não veio me procurar?"  
E então ele deu aquele riso maligno e começou a beijá-la." Pág. 113  

Reunião:

No terceiro livro, Suze tem uma surpresa muito boa, quando sua mãe chama Gina, sua melhor amiga de Nova York, para passar suas férias na Califórnia.
Em meio as investidas dos seus meios irmãos, Soneca e Dunga, em cima de Gina e seus esforços para manter seu segredo escondido.
Um grupo de alunos do Colégio RLS, sofreram um acidente e agora estão vagando por ai, atrás de vingança.  
Mais uma vez Suze se vê tentando apaziguar os mortos, e conduzi-los a outra vida (ou onde quer que eles vão depois de mortos), só que esses espíritos estão furiosos.
As tramas não param, e está cada vez mais difícil manter seu dom em segredo.
O relacionamento de Suze e Jesse está mais profundo.
E você se pega torcendo mais uma vez para que tudo dê certo no fim e Suze consiga se sair bem de mais uma encrenca.  

A Gina é super descolada, e ela conhece superficialmente o segredo de Suza, não que a Suze tenha dito algo, mas uma vez em um evento da antiga escola, elas se consultaram com uma cartomante e saiu a carta do eremita, ou o arcano nove, que significa alguém que conduz as almas desesperadas para a luz.  


" Seu olhar era tão intenso que tive de baixar o meu. Os olhos de Jesse são de um castanho tão profundo, e muitas vezes não sei onde terminam suas pupilas e começam as íris. É meio irritante. Quase tão irritante quanto o modo como ele sempre me chama pelo nome inteiro, Suzannah. Ninguém, além do Padre Dominic, me chama assim." Pág. 36 



A hora mais sombria:

Finalmente as férias muito esperadas por Suze, ela precisa relaxar e curtir um pouco a praia que ela vê da janela do seu quarto.
Só que não...
Seu padastro tem uma regra para as férias, o que significa, que Suze e seus dois meio-irmãos mais velhos vão ter que trabalhar, Soneca ajuda Suze a conseguir um emprego de baba, no hotel chique onde ele trabalha de salva vidas. 
Dunga como ficou de recuperação está ajudando o Andy a cavar o fundo do quintal, onde será instalada uma piscina. 
E o pequeno Metre foi para um acampamento de informática.
E é assim que Suze conhece Jack, um garoto com o mesmo dom dela, um mediador, e o ajuda a entender seu papel como tal.
Só que Jack tem um irmão, da idade de Suze, que está muito afim da garota e não aceita o não dela como resposta.
Além de tudo isso, ainda tem a paixão recém descoberta dela por Jesse, seu amigo fantasma.
Mas isso não é tudo, sinto até pena da Suze, ela só se ferra. 
Durante a escavação no quintal dos fundos, Andy e Brad, encontram uma caixa cheia de cartas, endereçadas á Hector (Jesse) de Silva de sua noiva Maria.
O que desperta duas nada desejadas almas do mundo dos mortos.
Maria e Felix Diego vêm com tudo para impedir que seus segredos sejam revelados.
Há cento e cinquenta anos eles assassinaram o noivo de Maria, para ela poder se casar com Felix, ninguém soube na época o que aconteceu, e eles estão determinados a não deixar ninguém remexer nessa história.
Só que Suze não vai deixa isso acontecer, ela quer justiça, e vai fazer de tudo para revelar a verdade do que aconteceu a seu amado, para o mundo.

Esse é o  segundo livro da série que eu mais gosto, ele é cheio de aventura e descobertas, nos faz compreender melhor o passado de Jesse.

" Eu não queria falar disso. Por que o fato é que toda essa parte em que eu quase morri, bem, quase morri tentando salvá-lo. Sério. Esperava que ele não tivesse notado, mas pela cara dava para ver que ele tinha, totalmente. Quero dizer, notado." Pág. 270 


Assombrado:

As coisas entre Suze e Jesse estão bastante confusas depois de um beijo muito espontâneo que eles trocaram.
Como se fosse pouco ser ignorada pelo objeto de seu amor, Suze ainda tem que aguentar Paul Slater, invadindo seu colégio e sua vida, com insinuações e promessas de ensinar para ela o que significa realmente o dom que eles tem em comum.
Paul Slater, é o pior pesadelo de Suze, no livro anterior ele se juntou com Maria e Felix Diego, para acabar com Jesse. 
Só que não deu certo. 
E agora ele está morando em Carmel e estudando no colégio onde ela estuda, e parece saber mais sobre mediadores que qualquer pessoa que Suze conhece.
Ela acaba fazendo um acordo com ele, em troca de Paul deixar Jesse em paz, ela passa um tempo com ele estudando sobre mediadores ou deslocadores, que é como Paul e seu avô chamam aqueles que tem o dom.
E tem também o fantasma do irmão de Neal um amigo da faculdade de Jack, que está o perseguindo com pensamentos nada amorosos para irmãos.

Paul é um rapaz mimado e manipulador, Suze vê como ele é realmente, mas ainda assim cai em suas armadilhas, em alguns momentos desse livro, senti raiva da Suze, ela foi bem mole e tolerante demais com esse Paul, mesmo que ela estava carente e confusa, não justifica seus lapsos de discernimento.
A unica coisa boa com relação a Paul, é que ele mostra para Suze informações que podem mudar tudo.

" Mas, pensei com o coração martelando doidamente, e se não fossem os sentimentos que eu esperava? E se afinal de contas ele não me amasse? E se aquele beijo tivesse sido apenas... Sei lá. Uma experiência ou alguma coisa assim? Um teste no qual eu não tinha passado? E se Jesse tivesse decidido que só me queria como amigo?
Eu morreria, só isso. Ia me deitar e morrer."
Pág. 163/164 


Crepúsculo

Suze e Paul, chegam em um momento decisivo de seu aprendizado como deslocadores, além de ver, falar e tocar os fantasmas, eles tem o poder de viajar entre as dimensões.
Logo agora que Suze e Jesse finalmente se resolveram e começaram a namorar, sei é meio sinistro, ele é um fantasma. Mas o que podemos fazer? É o amor.
Paul decide ir a estremos para ficar com Suze. Seu objetivo é voltar no tempo e impedir que Felix Diego mate Jesse, garantindo então que Jesse e Suze não se conheçam.
Agora Suze tem o destino de Jesse em suas mãos e ninguém pode ajudá-la. 
Ela pode impedir Paul de salvar Jesse ou pode garantir uma segunda chance para Jesse. 
E Jesse o que ele escolheria?
Viver sua vida no século XIX sem Suze ou continuar sua meia vida com Suze?

Esse livro é o que eu mais gosto.
É incrível como a Meg se supera, e nós mostra um livro cheio de reviravoltas e provações.
E o final é maravilhoso e intenso.

" - Suze, em toda sua vida - continuou meu pai, não sem simpatia. - você tomou as decisões certas. Não as mais fáceis. As certas. Não estrague isso agora, quando está diante do que é provavelmente a decisão mais importante que já teve que tomar."  

Vou contar para vocês por que eu amo essa série.
Sei que é uma ficção, mas não se atenha a isso enquanto exponho meus motivos.

1- Nós fala sobre ser diferente, e aceitar as diferenças.
2- Acreditar é uma opção.
3- O amor verdadeiro pode superar qualquer coisa, até a morte.

Eu sou uma romântica incurável e eu acredito no sobrenatural, há tantas coisas que acontecem que não tem uma explicação lógica.

Mas essa série é mais, ela te envolve de uma maneira muito profunda e você se vê transportada para outra realidade, cheia de possibilidades.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

{RESENHA}

{CRÔNICA}

{POESIA}